Derci Tófolo é eleito presidente da Câmara

O vereador Derci Agemir Tófolo (DEM) foi eleito por unanimidade dos votos o presidente da Câmara Municipal de Araras para o mandato que vai até 31 de dezembro de 2010. A votação ocorreu durante a 29ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (16/08), seguida da assinatura do termo posse.

O fato é que Tófolo, que era vice-presidente da Mesa Diretora, vinha atuando como presidente em exercício da Câmara Municipal de Araras desde o dia 8 de julho de 2010, quando o então presidente, Nelson Dimas Brambilla (PT), assumiu o cargo de prefeito interino.

Com a eleição de Brambilla para prefeito, no pleito suplementar de 18 de julho, e sua renúncia do cargo de vereador, o Regimento Interno da Câmara, ordena a realização de eleição para o cargo vago na Mesa Diretora.

Considerando sua atuação como presidente até o momento, todos os vereadores decidiram votar pela permanência de Tófolo no cargo, até para que ele pudesse concluir os projetos iniciados em sua gestão como chefe do Poder Legislativo.

Poucos também foram os vereadores interessados em se candidatar ao cargo, por tratar-se de um mandato curto, de menos de cinco meses, com a agravante de o vereador eleito não poder se candidatar à presidência na eleição, que acontecerá novamente no final de dezembro.

A mesma regra que proíbe a reeleição vale para os demais integrantes da Mesa, que não podem se candidatar aos mesmos cargos que ocupam, de acordo com o que estabelece o artigo 20, da Lei Orgânica do Município.

Sobre o vereador

Derci Tófolo é empresário do setor de fundição e produtor rural. Exerceu seu primeiro mandato como vereador no período de 2001 a 2004. Foi eleito em 2008, com 1.416 votos, como o quinto candidato mais votado. Durante sua gestão como presidente em exercício da Câmara, no período de julho de 2009 a 16 de agosto de 2010, empreendeu vários projetos na sede do Legislativo, que vão desde a reforma do prédio, até a implantação de sistema de combate a incêndio, construção de estacionamento, reforma administrativa e organizacional, além do trabalho desenvolvido junto à São Paulo Previdência para obter a doação para o Município do imóvel ocupado pela Câmara, que culminou com uma proposta de venda pelos proprietários.

Agora como titular do cargo, o vereador pretende dar sequência ao processo de reforma da sede do Legislativo e a outros projetos, que envolvem inclusive melhorias no plenário, pintura e outros serviços. Ele espera também conseguir, com o apoio dos demais vereadores, a melhor negociação possível para a compra do imóvel, pra que enfim, a Câmara Municipal de Araras possa funcionar em um prédio próprio.

Autoria: Duda Gonçalves - Assessora de Imprensa CMA

Publicado em: 24/08/2010 16:51:00