Na manhã de terça-feira (26), a Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Câmara Municipal de Araras, e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), realizaram ação de conscientização sobre a violência contra a mulher no comércio de Araras. O ato teve apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras (Acia).
Lembramos que a ação no comércio de Araras é parte da agenda da campanha “Agosto Lilás” no município, ação feita pela Procuradoria da Mulher em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante a ação, a vereadora e procuradora especial da mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD); e a vereadora e procuradora adjunta, Marluce Lima (PL), junto à equipe da patrulha, estiveram em diversos pontos do comércio de Araras, localizado no centro da cidade informando a população sobre o combate à violência de gênero, principalmente às mulheres.
Foi distribuído o panfleto “Não se cale, aqui você está protegida”, graças a uma parceria da Procuradoria com a Secretaria Estadual da Mulher. O protocolo “Não se cale” é uma política pública estadual criada para combater a violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares. Os colaboradores de tais estabelecimentos são treinados para ajudar vítimas de violência assim que necessário.
Além disso, as procuradoras e os guardas fizeram ação de sensibilização com taxistas e motoristas de aplicativo, solicitando que eles coloquem a referida placa informativa da campanha “Não se cale” na parte traseira de seus carros. Também foi mostrado como deve ser feito o “Sinal de Ajuda”, um gesto silencioso para que as mulheres possam pedir socorro.
Mais informações sobre a campanha “Não se cale” estão disponíveis em: https://www.mulher.sp.gov.br/sec_mulheres/nao_se_cale
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 27/08/2025 13:42:34
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA