“Teste da Orelhinha” em breve será disponibilizado em Araras

A vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM) participou, na última quarta-feira (04), de uma reunião com integrantes da administração da Irmandade Santa Casa de Araras. O encontro teve como objetivo agilizar a implantação do “Teste da Orelhinha”, exame que visa identificar, de maneira precoce, a surdez.

Na ocasião, ficou definido que a Santa Casa de Araras disponibilizará um espaço adequado, além da capacitação de funcionários e médicos para a implantação do teste auditivo em recém-nascidos, conhecido como “teste da orelhinha”. Já os recursos da ordem de R$ 300 mil para a implantação do Centro Auditivo, com a aquisição de equipamentos e capacitação de profissionais, virão de uma emenda no Orçamento do Estado, feita pelo deputado Estadual Aldo Demarchi (DEM), a pedido de Magda, já aprovada.

De acordo com a vereadora, o “teste da orelhinha” faz parte de um conjunto de procedimentos que devem ser adotados para a detecção e tratamento das pessoas portadoras de deficiência auditiva. Ela explica que mediante o exame, a criança que apresentar dificuldades auditivas precisará de acompanhamento constante de uma equipe multiprofissional, composta por fonoaudiólogos e médicos.

Foi em setembro de 2009, que Magda apresentou ao deputado os estudos realizados, em parceria com a fonoaudióloga Eliana Perisatto Scian, solicitando verbas para a implantação em Araras de um Centro Audiológico. Logo, a aprovação da emenda destinando uma verba no valor de R$ 300 mil para a implantação do Centro Audiológico foi confirmada. Neste valor estão inclusos recursos para a aquisição do aparelho de otoemissão, necessário à realização do teste em recém-nascidos.

Segundo informações da assessoria de Demarchi, os recursos só não foram liberados ainda por conta das eleições deste ano, mas a expectativa da vereadora é que sejam brevemente disponibilizados. Agora, com a entrada em vigor da Lei 12.303, de 2 de agosto de 2010, o “teste da orelhinha” será exigido em todo o Brasil. “Se tudo correr bem, esperamos que logo após as eleições esta verba de R$ 300 mil, já reservada, seja liberada para Araras, pois estávamos trabalhando por estes recursos, mesmo antes desta lei ser aprovada”, conclui a vereadora.

Publicado em: 06/08/2010 14:52:00