Na Tribuna Livre da 25ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (21), esteve presente a conselheira tutelar do Município de Araras, Cecília Aparecida Baroni Correia. Ela falou sobre o 84º Fórum Regional de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana e Macrorregião de Campinas, que ocorreu na última quarta-feira (16), no Centro Cultural de Araras “Leny de Oliveira Zurita”.
De acordo com Cecília, o principal objetivo do fórum, que ocorre a cada dois meses, é fomentar as políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes. Segundo ela, conselheiros e ex-conselheiros tutelares de 29 cidades participaram do evento.
Para a oradora, o fórum é essencial para que se saiba o que a população precisa, pois “quando os direitos são violados, o Conselho Tutelar é procurado”. Ela agradeceu à Câmara Municipal de Araras e à Secretaria Municipal de Assistência Social pelo apoio para a realização do evento.
Cecília também comentou que, no fórum, foram apresentadas ferramentas de treinamento para conselheiros, a fim de aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes.
Ela anunciou que, a partir do mês de agosto, o Conselho Tutelar de Araras terá acesso ao Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), o que ela acredita ser positivo, pois o sistema deve ajudar no levantamento de dados mais precisos dos atendimentos realizados pelo órgão.
O depoimento completo de Cecília Aparecida Baroni Correia está disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=zItZzHHzAq4
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 21/07/2025 20:49:28
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA