Definidos os critérios para formação da Câmara da Terceira Idade

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A Câmara da Terceira Idade será composta por indicação dos grupos da melhor idade e também por entidades  representativas da categoria como o Conselho Municipal do Idoso, a União dos Aposentados e Associação dos Aposentados de Araras. Estes foram os critérios já definidos pela comissão responsável pelo estabelecimento das diretrizes para a escolha dos vereadores e vereadoras, em reunião realizada no dia 8 de julho, na Sala da Presidência da Câmara.

 

Participaram desta primeira reunião, presidida pelo vereador Breno Cortella (PT), autor do projeto que institui a Câmara da Terceira Idade, representantes de cinco grupos da terceira idade, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araras, da União dos Aposentados de Araras, e do Conselho Municipal do Idoso, além da oficial legislativa Mariana Ometto e da assessora do vereador Eduardo de Moraes, a jornalista Maria Cirlene de Souza, representando-o, já que ele não pode comparecer por conta de compromisso inadiável.

 

O encontro, que durou mais de duas horas, teve como objetivo discutir e definir os critérios para a escolha dos vereadores, além de outras questões sobre o encaminhamento dos trabalhos para a formação e início das atividades do grupo, como data de posse, regimento interno e dias das reuniões.

 

Segundo Cortella, pelo consenso, ficou determinado que caberá a cada um dos cinco grupos da Terceira Idade indicar um vereador e um suplente, enquanto a Associação e a União dos Aposentados de Araras e o Conselho Municipal do Idoso indicarão o nome de dois vereadores e dois suplentes cada. O vereador explica que também ficou estabelecido que as três entidades poderão indicar qualquer cidadão ou cidadã com idade igual ou superior a 60 anos, independente da existência de vínculo com as mesmas.

 

Os integrantes da comissão agendaram uma reunião para 23 de julho, quando serão apresentados os nomes dos indicados para a formação do grupo. Cortella esclarece que caberá ao grupo transmitir ao presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Derci Tófolo, todas as decisões tomadas pela comissão, para que ele possa regulamentar por meio de ato legal os critérios escolhidos para a formação e funcionamento da Câmara da Terceira Idade. “Juntamente com os representantes de cada segmento, estamos realizando pesquisas sobre as atividades da Câmara da Terceira Idade de Limeira, um modelo prático e próximo do que pretendemos instituir em Araras”, esclarece o vereador.

 

O ato de nomeação da comissão, assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Derci Agemir Tófolo (DEM), atende ao que determina o Decreto Legislativo nº 7, de 20 de outubro de 2009, que dispõe sobre a criação da Câmara da Terceira Idade. Deste modo, foram nomeados para a comissão os seguintes membros:

- Vereador Breno Zanoni Cortella – Representante do Legislativo Municipal;

- Vereador Eduardo de Moraes – Representante do Legislativo Municipal;

- Sra. Márcia Aparecida Bento de Moraes – Representante do Executivo Municipal;

- Sr. Wilson Daroz – Representante do Conselho Municipal do Idoso;

- Sr. Sergio Cerboncini Accica – Representante da União dos Aposentados de Araras;

- Sra. Ephigênia Destro Fachini – Representante da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araras;

- Sr. Frederico José Chinaglia – Representante do Grupo Despertar para a Vida;

- Sra. Maria Odete Nunes Jokowski – Representante do Grupo Rosa Esperança;

- Sra. Olinda Rabelo da Silva Lavoura – Representante do Grupo Primavera;

- Sra. Maria Aparecida Tenca de Souza Santos – Representante do Grupo Vila Dona Rosa;

- Sra. Mercedes Pazzini Siqueira – Representante do Grupo Casa da Esperança.

 




Publicado em: 12/07/2010 17:20:00

Publicado por: Imprensa