Câmara promove a outorga o título de “Bombeiro do Ano”

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araras promoveu na noite da última segunda-feira, 5 de julho, durante a 23ª Sessão Ordinária, o ato solene de outorga do título de “Bombeiro do Ano”. Para receber a homenagem, o indicado deste ano foi o cabo PM Sérgio Eduardo Chiari, por atos praticados em prol da comunidade. Participaram da cerimônia autoridades, amigos e parentes do homenageado.
 
A entrega da moção de congratulações ao homenageado ficou por conta do vereador Marcelo Coelho Fachini (PMDB), escolhido por meio de sorteio para representar os demais membros da Câmara Municipal, no momento da concessão do título. Na ocasião, todos os vereadores se manifestaram em relação aos relevantes serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros à sociedade e à indicação de Chiari para o título.
 
Entre os presentes, destaca-se a presença dos familiares do cabo Chiari. Sua mãe, dona Luzia Moreira; seu pai Nadalim Chiari; a esposa Venância, com os filhos Caio Eduardo e Carina Assis Chiari, além dos irmãos Celso e Sílvio Chiari, acompanharam com emoção a homenagem.
 
Também marcaram presença o presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança, Ricardo Uehara; o subtenente Wanderleim Geraldo Junior, comandante da Polícia Militar Ambiental de Araras; o diretor do Conseg, Alex Zaniboni; o diretor da Guarda Municipal, Sérgio Jamil Sarafi; e o cardiologista e emergencista Agnaldo Píspico, médico do Samu de Araras e integrante da Equipe de Atendimento em Rodovias (Helicóptero Águia), da Secretaria de Estado da Saúde.
 
 
A Homenagem
 
O título de “Bombeiro do Ano” é uma tradicional honraria do Poder Legislativo Municipal, outorgada todos os anos, em data próxima ao Dia do Bombeiro, comemorado anualmente no dia 2 de julho. Para a homenagem, um integrante do batalhão é indicado pelo comando da corporação por meio de ofício encaminhado à Presidência da Câmara, com de 30 dias de antecedência da solenidade.
           
             
O homenageado
 
O Cabo PM Sérgio Eduardo Chiari ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 24 de maio de 1999, tendo se apresentado ao Posto de Bombeiros de Araras em 22 de outubro de 2001. Em 15 de dezembro de 2005, foi promovido a cabo por meio de concurso público.
 
Nascido em Araras e contando com 37 anos de idade, Chiari exerce atualmente funções de grande responsabilidade no setor de Atividades Técnicas, no Posto de Bombeiros de Araras. Primando pela execução do que preconiza o Decreto Estadual 46.076/01, ele atua na elaboração e execução de sistemas de proteção e combate a incêndio em edificações no município de Araras e Conchal.
 
Ainda de acordo com ofício enviado a esta Casa, assinado pelo 1º Tenente PM Rogério Vieira, Comandante do Posto de Bombeiros de Araras, a indicação do Cabo PM Sérgio Eduardo Chiari é justificada pelo fato de ele ter se destacado durante o ano perante seus companheiros de farda na execução de suas tarefas, sem medir esforços para alcançar um serviço profícuo e de qualidade em prol da comunidade ararense.
 
A mensagem do comando destaca ainda que, desde a sua apresentação no Posto de Bombeiros de Araras, o cabo Chiari tem se destacado na execução de serviços de resgate, com atendimento de vítimas que se envolveram em acidentes de trânsito. Ele também fez parte das guarnições de incêndio no atendimento de sinistros (fogo) em residências, inclusive em locais de difícil acesso. Efetuou a captura de animais agressivos ou que estavam em situação de risco, além de muitas iniciativas no exercício da sua profissão.
 
O PM traz ainda em seu currículo outras experiências que, sem dúvida alguma, agregam valor ao seu ofício. Entre estas se destacam habilidades como mergulhador, motorista em situação de emergência, resgate e emergências médicas, com desempenho também na execução de vistorias técnicas em edificações e estágios sobre equipamentos respiratórios e equipamentos importados.
 




Publicado em: 07/07/2010 19:01:00

Publicado por: Imprensa