Recursos de Acessibilidade Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste SIC
Câmara Municipal de Araras
Araras, 17 de outubro de 2017Fone/fax: (19) 3543-3300

Secretário da Saúde faz balanço da pasta e responde questões dos vereadores durante sessão ordinária

08/08/2017 às 17:52

Ver galeria de Secretário da Saúde faz balanço da pasta e responde questões dos vereadores durante sessão ordinária

O secretário de Saúde e vice-prefeito de Araras, Luiz Emílio Salomé participou na última segunda-feira (7), da 27ª sessão ordinária a convite do presidente da Câmara Municipal, Pedro Eliseu Sobrinho e fez um balanço de sua Pasta, mostrou as melhorias, apresentou comparativo em relação a administração anterior e recebeu elogios dos vereadores.

Luiz Emílio Salomé foi enfático ao afirmar que o sistema de saúde em Araras está progredindo, mencionou a informatização que vai interligar, por meio de um cartão cidadão, as secretarias de Saúde, Educação e Ação e Promoção Social, evitando duplicidade de consulta e desperdícios de exames complementares. “Esse avanço da tecnologia vai nos permitir uma grande economia, já que muitas pessoas possuem, por exemplo, cinco pedidos de exame de sangue de médicos diferentes, a mesma situação se aplica com pedidos de raio x de tórax e tomografia computadorizada, então, essa informatização evitará esses desperdícios, é preciso deixar claro que se o cidadão tiver um exame válido por três meses, não há necessidade de pedir outro, tudo isso custa aos cofres públicos”, explica.

Durante o discurso na Tribuna Livre, o secretário aproveitou para efetuar um comparativo do atual governo em relação à administração anterior. “Sobre os exames complementares, em 2015 foram gastos 508 mil reais, em 2016, 327 mil reais e neste ano foram gastos 347 mil reais, então, isso significa que estamos realizando os exames de forma mais efetiva, numa velocidade maior”, disse.

Sobre a dispensação de medicamentos, o secretário também aponta um avanço. “Em 2015 foram gastos 3,8 milhões de reais, em 2016 quase 4,1 milhões e neste ano, em apenas seis meses de governo, já gastamos mais de 5 milhões de reais em distribuição de medicamentos à população”, destaca.

Quanto à despesa de salários com os funcionários da saúde, Luiz Emílio Salomé mostra que houve uma economia aos cofres públicos. “Em 2015 foram pagos 30 milhões de reais, em 2016 34 milhões e neste ano gastamos até agora 18 milhões em pagamento de salários”, relata.

Os vereadores elogiaram o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário municipal, Luiz Emílio Salomé à frente da Pasta e aproveitaram para fazer alguns questionamentos. O vereador Romildo Benedito Borelli (PSD) disse que a interligação entre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Santa Casa de Misericórdia de Araras é fundamental. “Todo o sistema de saúde será colocado em rede, ou seja, será interligado, posso lhe garantir que o sistema já está informatizado em 80%”, disse

Questionado pelo presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), sobre a problemática de escorpiões na EMEIEF Manoela Lacerda de Vergueiro e de especialistas nas Unidades Básicas de Saúde, o secretário respondeu. “Há filas em algumas especialidades, mas já estamos trabalhando para solucionar, contratamos médicos especialistas na parte de gastroenterologista, neurologista, ginecologista, clinico geral, pediatra e oftalmologista, sabemos que na área de otorrinolaringologista precisamos melhorar e diminuir as filas, mas estamos correndo atrás, iremos realizar mutirões para diminuir as demandas, quanto à questão do aparecimento de escorpiões, nós estamos monitorando, realizando dedetização e orientando a população para retirada de entulhos, precisamos trabalhar em conjunto”, disse.

O vereador Marcelo de Oliveira (PRB), elogiou o trabalho do secretário, Luiz Emílio Salomé e também fez algumas questões sobre a possibilidade de implantar uma segunda linha para pacientes que fazem tratamento médico em outras cidades, pediu a implantação de uma ambulância do SAMU na Zona Leste e questionou a presença de pediatras na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no José Ometto. “Sobre a segunda linha já fizemos a solicitação, mas esbarra na pequena quantidade de veículos disponíveis, além da constante manutenção que precisamos efetuar nos veículos, mas que na medida do possível temos colocado em prática a segunda linha, quanto a ambulância, vamos disponibilizar assim que for efetuada uma reforma na UPA para ter o espaço adequado para a ambulância e sobre a presença de pediatras na UPA, desde julho tem um pediatra para atender durante o dia e outro no período noturno”, explica.

O vereador e médico Francisco Nucci Neto (PR), parabenizou o trabalho do secretário nesses primeiros meses de governo e citou que a cidade dará um grande avanço com a implantação do Centro de Tratamento de Radioterapia na Santa Casa. “A máquina de radioterapia deverá chegar no ano que vem e até o final de 2018 acredito que o Centro de Oncologia já estará funcionando”, disse.

Perguntado pelo parlamentar, Jackson de Jesus sobre a construção de novas UBS (Unidade Básica de Saúde) no Jardim Aeroporto e no Jardim das Orquídeas, o secretário de Saúde deu uma boa notícia. “Na nossa gestão, as obras dessas Unidades de Saúde serão feitas de forma pontuais, acredito que ainda este ano daremos início a construção nesses dois bairros novos”, finaliza.

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Voltar
Enviar por e-mail
Imprimir
Comunicar erro
Eventos
Enviar e-mail para amigo
X



Complete o nome do site:
Municipal de Araras
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Complete o nome do site:
Municipal de Araras