Recursos de Acessibilidade Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste SIC
Câmara Municipal de Araras
Araras, 20 de outubro de 2017Fone/fax: (19) 3543-3300

Projeto da vereadora Deise Olímpio pretende instituir prevenção à anemia falciforme em Araras

11/10/2017 às 17:16

Ver galeria de Projeto da vereadora Deise Olímpio pretende instituir prevenção à anemia falciforme em Araras

A vereadora, Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC) protocolou no Legislativo da Câmara Municipal, um projeto de Lei que pretende instituir o programa de controle e prevenção dos portadores de anemia falciforme, para acompanhamento, aconselhamento genético preventivo e assistência médica integral às pessoas portadoras do traço falciforme e de anemia falciforme.

A doença é genética e hereditária, causada por anormalidade da hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-os para o tecido. Esses glóbulos vermelhos perdem a forma discoide, enrijecem-se e deformam-se, tomando o formato de “foice”. Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor. Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor.

O curso da doença é variável. Há doentes que apresentam problemas sérios com mais frequência e outros têm problemas esporádicos de saúde. O sintoma mais frequente da doença falciforme, causado pela obstrução de pequenos vasos, é a dor que pode se localizar nos ossos ou nas articulações, no tórax, no abdômen, podendo atingir qualquer local do corpo.

Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano. Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação. Outros problemas que podem ocorrer são, infecções frequentes localizadas na garganta, pulmões e ossos, as quais devem ser acompanhadas pelo médico hematologista, podendo ser muito graves e até fatais.

O foco da propositura, de acordo com a parlamentar, é “garantir diagnóstico de Hemoglobinopatias, nas redes hospitalares e ambulatoriais públicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS, cobertura completa ao tratamento, definido por especialistas, bem como, aconselhamento genético, baseado em informações técnicas e exames laboratoriais”, explica.

Na última sessão ordinária, a munícipe Maria Luiza Godoy Martins falou sobre o tema na Tribuna Livre. “A anemia falciforme é uma doença que atinge às pessoas da raça negra, eu cheguei a trabalhar na Secretaria de Promoção e Ação Social nos governos de Waldemir Zuntini e Pedro Eliseu Sobrinho e havia um Centro de Genética no Centro Médico ao lado do Corpo de Bombeiros para a realização de exames e tratamento da doença, hoje isso já não existe mais, por isso, parabenizo a vereadora Deise Olímpio pelo projeto apresentado e torço para que o tratamento volte a ser realizados aqui em Araras”, discursa.  

O projeto de Lei da vereadora, Deise Olímpio, recebeu parecer favorável da Diretoria Jurídica da Câmara Municipal, agora segue a tramitação nas comissões permanentes antes de ir à votação em Plenário.

 

Com informações do Gabinete da vereadora Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC)

Voltar
Enviar por e-mail
Imprimir
Comunicar erro
Eventos
Enviar e-mail para amigo
X



Complete o nome do site:
Câmara Municipal de
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Complete o nome do site:
Câmara Municipal de