Recursos de Acessibilidade Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste SIC
Câmara Municipal de Araras
Araras, 24 de agosto de 2017Fone/fax: (19) 3543-3300

História do Município

17/08/2010 às 14:16

Cidade de Araras

Cidade das Árvores

A 170 quilômetros da capital do Estado, os 114.682 (IBGE/2005) habitantes de Araras desfrutam de uma infra-estrutura moderna, onde a arborização se faz presente nos quatro cantos da cidade. Aliás, há mais de um século, foi em Araras a realização da 1ª Festa da Árvore no Brasil, considerado o primeiro movimento ecológico do país.

Usinas, universidades, indústrias nacionais e multinacionais garantem à cidade uma economia sólida com o progresso transparecendo inclusive em seus espaços públicos e nos atos de seu povo.

Seu esgoto é 100% tratado, sendo uma das poucas cidades do Estado a possuir esse trabalho. A água, em abundância pelos seus leitos, corre por toda cidade.
Na saúde, cerca de 1200 leitos, um serviço de atendimento de urgência que é exemplo no país e projetos que colocam a prevenção diante de qualquer situação, garantem bem-estar seguro a toda população.

Por seis vezes município de maior desenvolvimento do Brasil e por duas vezes o de maior progresso do Brasil, Araras é conhecida pelas suas belezas, pujança e qualidade de vida.
A Cidade Encantamento, cantada no hino do município, floresceu com a arrancada da cultura canavieira, viveu os tempos áureos do ciclo do café, estendeu seus laranjais por grandes extensões e soube modernizar-se e crescer no ritmo rápido da industrialização diversificada.

Pronta para dar passos firmes em direção a um crescimento ordenado e responsável, Araras convida a cada instante a uma visita por suas ruas, onde é claro o sorriso de um povo saudável e feliz.

Economia
A economia de Araras é baseada na Agroindústria. A mais antiga e maior planta industrial da Nestlé Brasil é localizada na cidade, onde estabeleceu-se em 1921. O Grupo Usina São João S/A, com mais de 60 anos de atividades, também compõe a base da economia local.

No entanto, a atividade econômica de Araras vem se diversificando ao longo dos anos, e hoje a riqueza produzida no município vem de empresas de diversos segmentos e dos setores: agricultura, pecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.

São fabricantes de alimentos, insumos, laminações, indústrias moveleiras, metalúrgicas, químicas, tecelagens e promissores empreendimentos no setor ceramista, por exemplo.Todas, a seu modo – tanto as genuinamente ararenses, de todos os portes, quanto as que vieram de todas as regiões do País e até do exterior para aqui fincarem bandeira, vencem obstáculos, geram empregos, arrecadação e desenvolvimento para o município.

Segundo a Agência Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, a cidade contabiliza mais de 4 milempresas instaladas, nos diversos setores.
É cada vez maior o número de empresas que ingressam no mercado globalizado, colocando seus produtos em dezenas de países.

Os reflexos desses números estão no desempenho do município quando se fala em arrecadação de impostos, e no retorno dos tributos para a cidade: Araras está entre as 40 cidades com maior participação no ‘bolo’ estadual do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Educação
Araras possui uma estrutura de educação invejável, com cerca de 48 escolas de ensino infantil, fundamental e/ou médio, nas redes municipal, estadual e particular. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de alfabetização em Araras supera os 93%, mas a cidade avança em busca da erradicação completa do analfabetismo, com o apoio de iniciativas públicas e filantrópicas.

O município conta ainda com dois centros universitários privados (Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas e Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – Unar), além de um campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

A cidade também tem escolas de ensino profissionalizante, como uma unidade referencial em âmbito regional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a ETCA (Escola Técnica de Comércio), o Colégio Integrado São Francisco, além da ETE (Escola Técnica Estadual) Prefeito Alberto Feres, vinculada ao Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza).

Além das instituições de ensino, há também aquelas que, focadas na atuação social, desenvolvem iniciativas de excelência que colaboram para a qualificação da mão-de-obra local. A Aehda (Associação de Educação do Homem do Amanhã) de Araras é um exemplo, pois disponibiliza a mais de 1.800 jovens. E em parceria a ser celebrada em breve com a FAT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Centífico e Tecnológico o município dará prosseguimento à oferta de cursos profissionalizantes gratuitos a jovens carentes dos bairros mais distantes do Centro.

Por fim, entidades de classe, sindicatos e associações, além de organizações não governamentais também oferecem constantemente cursos de atualização profissional em vários níveis e segmentos.
Um rol de consagradas escolas de informática e de idiomas abre aos ararenses um leque variado de opções para o aprendizado de línguas cada vez mais importantes no mercado globalizado.

Região privilegiada
Além de suas excelentes escolas, Araras também é privilegiada por uma ‘vizinhança’ das mais respeitáveis, especialmente quando se fala em instituições de ensino de nível superior. Num raio inferior a 80 quilômetros, contamos com instituições como a Unicamp (Universidade de Campinas), a USP (Universidade de São Paulo/São Carlos), o campo principal da UFSCar, em São Carlos, a Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Pirassununga, Rio Claro e Araraquara), entre outras.

Há, ainda, respeitadas universidades privadas em cidades próximas como Limeira, Piracicaba, Rio Claro e Leme, por exemplo. Não há como negar que Araras oferece, sob vários aspectos, boas condições de aquisição de conhecimento à sua população.

Voltar
Enviar por e-mail
Imprimir
Comunicar erro
Eventos
Enviar e-mail para amigo
X



Complete o nome do site:
Câmara Municipal de
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Complete o nome do site:
Câmara Municipal de