Romaria dos Canoeiros entra para o Calendário Oficial do município

Na 9ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (1), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 154/2023, de autoria da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), que institui e inclui no Calendário Oficial do município, no mês de março, a tradicional Romaria dos Canoeiros em louvor a São José.

“É uma tradição de muitos anos que nós temos aqui na Igreja Católica, que promove a confraternização e o encontro dos fiéis que professam, enriquecendo os eventos sociais, a comunhão e a participação popular. É oportuna a inclusão desse projeto, dessa romaria, na pauta de assuntos, já que o nosso município é de interesse turístico aqui.”, informou Mirian Vanessa, durante a sessão camarária.

De acordo com a justificativa da propositura, a tradição da Romaria dos Canoeiros em louvor a São José começou no ano de 1991, no bairro da Cascata, quando uma comissão já formada por rancheiros marcou o local, fazendo o assentamento da pedra fundamental, sendo escolhido São José como padroeiro em homenagem ao senhor Joaquim Troia, que fez a doação do terreno para construção da capela e que era devoto de São José.

Atualmente, além das romarias em louvor a São José também são realizadas no local festas julinas e shows sertanejos. Já aconteceu também a primeira comunhão das crianças que moram naquela região. No decorrer dos anos, foram construídas muitas melhorias no espaço, além do barracão, feito em 2008.

O projeto foi aprovado com uma emenda supressiva, que exclui os artigos 2º e 3º.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA