Audiência pública: vereadores questionam Secretaria da Saúde

Na última sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde realizou audiência pública no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras, para a prestação de contas do setor referente ao 3º quadrimestre de 2023. O secretário municipal de Saúde, Alex Zaniboni, exibiu o relatório à população, aprovado previamente pelo Conselho Municipal de Saúde.

Na sessão, o secretário apresentou o demonstrativo do montante e fontes dos recursos aplicados (impostos municipais, transferências da União e do Estado), despesas correntes e despesas de capitais. Foi exposto o relatório de produções e serviços sobre cada setor de atendimento da atenção básica e especializada.

A presidente e vereadora da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD), e o vereador e vice-presidente da Câmara, Rodrigo Soares dos Santos (PSDB), estiveram presentes na audiência pública e participaram expondo dúvidas e questões ao secretário municipal.

Entre alguns temas abordados, ele foi questionado sobre a suspensão de alguns serviços de saúde por falta de pagamento, presença de relatórios que especificam o direcionamento de despesas e remunerações do setor de saúde, falta de ambulâncias e de insumos para alguns exames médicos e providências a serem tomadas pela pasta em relação à suspensão da compra de medicamentos pelo município do Estado e da União.

Ambos os vereadores também questionaram o Secretário de Saúde sobre o horário da audiência pública, feita em horário comercial, que dificulta a presença de diversos funcionários que estão em serviço.

Sobre isso, Alex Zaniboni respondeu que não tinha sido informado sobre a possibilidade de audiência após o horário comercial, mas que se dispõe a realizar as próximas audiências após às 18 horas.

A audiência pública da Secretaria Municipal da Saúde está disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=6Xg6T1pQsd4

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA