Escola Legislativa realiza palestra sobre Comunicação Pública

Visualize fotos

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da Câmara Municipal, promoveu a palestra “Comunicação Pública”, ministrada pelo jornalista, professor, mestre e doutorando em Comunicação Social, Marcelo Simões Damasceno, servidor público da Câmara Municipal de Itapevi. O evento foi realizado na quarta-feira (24), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.

Compareceram no evento servidores públicos de outras Câmaras, como de Conchal, Piracicaba e Hortolândia, servidores de Prefeituras, estudantes, vereadores da Câmara Jovem e da Terceira Idade, além da população em geral.

Para chegar ao tema “Estratégias sobre comunicação pública”, o palestrante partiu da Constituição Federal de 1988, considerada a Constituição Cidadã, já que o conceito de comunicação pública é regido por uma legislação federal. Ele explicou as diferenças entre comunicação governamental, comunicação política/eleitoral e comunicação pública.

A comunicação pública divulga informações, busca interagir e envolver os atores na construção de políticas públicas e deve estar pautada em assuntos de interesse público. Ela deve integrar a sociedade no debate. “Comunicação pública não visa lucro; comunicação pública visa exatamente essa participação, integrar a sociedade no debate”, destacou o palestrante.

O cidadão tem direito ao acesso à informação e o Estado deve informar, explicar, disponibilizar, treinar, habilitar, ouvir e contribuir para o exercício da cidadania. Nesse sentido, a comunicação pública deve atender ao interesse público.

Em relação às estratégias de comunicação pública, pode-se citar mecanismos, como transparência, acesso à informação, interação, impessoalidade, escuta, eficiência, inclusão, promoção da cidadania, promoção da democracia e combate à desinformação.

A comunicação pública pode ocorrer em qualquer plataforma ou meio, por exemplo, ouvidoria, diário oficial, portal, chatbot, rádio, entre outros.

Damasceno mostrou campanhas publicitárias realizadas por órgãos públicos, que foram realizadas para integrar os cidadãos nos serviços públicos, utilizando diferentes meios de comunicação.

Durante todo o evento, a plateia foi participativa e levantou questionamentos sobre o modo como a comunicação pública está sendo efetivada na região, citando exemplos específicos.

A palestra “Comunicação Pública” foi transmitida e pode ser assistida por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=grhAbVgdRd8

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA




Publicado em: 25/01/2024 16:48:04

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA