Arquivo da Câmara recebe documento da retomada da democracia em Araras

Livro com atas das primeiras reuniões executivas do MDB, em 1972, foi doado por Orlando Franzini

A presidente da Câmara Municipal de Araras, a vereadora Mirian Vanessa Pires (PSD), recebeu uma visita especial nesta segunda-feira (30). Esteve em seu gabinete o empresário e ex-vereador da 8ª Legislatura (1977–1983), Orlando Franzini.

Orlando participou da política ararense durante o período do Regime Militar. Conviveu com o ex-prefeito Milton Severino, cassado pela ditadura, na época da intervenção federal em Araras. Foi vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e presidente do partido em sua fundação na cidade, na redemocratização do país.

Na mesa da presidente, Orlando relembrou os momentos políticos importantes da cidade e do país e presenteou a Câmara Municipal com um item precioso para o arquivo do legislativo municipal. Ele entregou para Mirian Vanessa o livro que contem a atas das primeiras reuniões executivas para a formação do MDB em Araras, a partir de agosto de 1972. Nessa época, após o regime militar, o país vivia o bipartidarismo, tempo em que a política nacional tinha apenas dois partidos, o ARENA e o MDB.

“Fico muito feliz e honrada em receber das mãos do senhor Orlando esse livro tão significativo para o arquivo da Câmara Municipal. É um pedaço da história política de Araras, uma prova do período em que a democracia ressurgiu em nossa cidade e em nosso país. É um privilégio também ouvir as histórias que ele tem pra contar sobre a política da nossa cidade e sobre muitos daqueles que nos antecederam no legislativo e no executivo municipal”, disse a presidente Mirian Vanessa.

O livro recebido já está no arquivo histórico da Câmara, que assim como a Biblioteca e a Hemeroteca, estão à disposição da população, podendo ser consultados.

Publicado em: 31/10/2023 11:27:25

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA