Burnout é tema de palestra para servidores e funcionários da Câmara

Em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado nacionalmente em 28 de outubro, a Câmara Municipal de Araras e a Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizaram a palestra “Burnout: o esgotamento mental no ambiente de trabalho”, ministrada pela psicóloga Ana Paula Stival Webber. O evento ocorreu na sexta-feira (27), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.

“Nós da Câmara estamos ampliando nosso olhar sobre a saúde do trabalhador. Queremos dialogar mais com nossos servidores e manter uma comunicação mais aberta com eles. Nunca podemos deixar de nos preocupar com aqueles que cuidam diariamente para que a Câmara funcione adequadamente.”, explica a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD).

Burnout é também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Trata-se de um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa é o excesso de trabalho.

O burnout pode ser desenvolvido em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes.  Pode também acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis. Inclusive, ele pode achar que não tem capacidades suficientes para cumpri-las.

A psicóloga apresentou orientações relacionadas aos sintomas, ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção do Burnout.

A palestra “Burnout: o esgotamento mental no ambiente de trabalho” está disponível no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=sTAgrMukHbo

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA