Caminhada nesta 2ª-feira pede mais atenção à saúde da mulher

Câmara organiza manifestação pela não realização de exames Papa-nicolau em horário alternativo no Outubro Rosa

Foi votada e aprovada por unanimidade na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a Moção de Repúdio, proposta pela presidente da Mesa Diretora, a vereadora Mirian Vanessa Pires (PSD), contra a Prefeitura Municipal, que não disponibilizou exames preventivos da saúde da mulher, justamente no mês de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, que é o Outubro Rosa.

Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, neste ano a Secretaria Municipal de Saúde não realizou as coletas de Papa-Nicolau em horário alternativo para munícipes que trabalham em expediente comercial.

“No ano passado alegaram que não havia instrumentos para a realização do exame, a Alara (Associação Laço Rosa de Araras) cedeu e os exames aconteceram. Neste ano alegaram que não havia funcionários. Muitas mulheres deixaram de ter o câncer descoberto precocemente pela ausência desse cuidado do executivo”, disse a presidente.

Além de votarem a favor da Moção de Repúdio, os demais vereadores decidiram por também assinarem a moção. As vereadoras ainda se propuseram a comparecerem juntas à Secretaria Municipal de Saúde ou a organizarem uma caminhada de protesto até lá, o que vai acontecer na próxima segunda-feira (30), às 9h da manhã.

Os vereadores e a Procuradoria Especial da Mulher estão convidando toda a população a participar. A concentração para a caminhada será em frente à Câmara Municipal. Todos devem trajar camiseta rosa, em alusão ao Outubro Rosa. Bexigas rosas também serão distribuídas aos participantes e faixas de protesto estão sendo confeccionadas.

Serviço:

Caminhada Pela Saúde das Mulheres