Alunos das escolas Insa e Cesário Coimbra visitam a Câmara

Visualize fotos

 

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de duas escolas nesta semana: do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, na quarta-feira (4), e da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, na quinta-feira (5). A iniciativa é da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, responsável pelo programa Câmara Cidadã.

De forma lúdica e criativa, foram apresentadas aos alunos informações sobre o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo, bem como conceitos relacionados à Câmara Municipal e à atuação dos vereadores.

“Nesses momentos de interação entre Câmara e escolas, os alunos são incentivados à participação cidadã e encorajados a serem curiosos sobre a política no âmbito municipal, estadual e federal.”, explicou a presidente e vereadora da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD).

Na visita, os estudantes são capacitados a compreender as diferenças entre Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, as funções de cada poder, o papel do vereador, a formação da mesa diretora e suas atribuições, os tipos de sessões, as formas de participação popular e a criação de projetos.

Os alunos fizeram uma visita guiada pela Câmara Municipal e conheceram alguns setores, como o gabinete da presidente, a biblioteca e a galeria de fotos de presidentes do Poder Legislativo de Araras. Além disso, receberam os livros “Constituição em miúdos” e “Cartilha de atividades”, produzidos pelo Senado Federal.

A professora de português do ensino médio da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, Poliana Muniz de Souza, visitou a Câmara com os alunos, já que atua com a disciplina eletiva “Ser cidadão e suas responsabilidades”.

“Achei a experiência ótima, principalmente com o material que foi entregue. O conteúdo foi apresentado de maneira bem dinâmica, com linguagem lúdica para saber da instituição e o papel deles na democracia. É um importante incentivo da escola legislativa trazer os alunos para participarem, para saberem como funcionam os três poderes e serem participativos.”, destacou a professora Poliana.

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA

 

 

 




Publicado em: 06/10/2023 10:50:26

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA