Participação popular é tema da Tribuna Livre

A Tribuna Livre da 34ª Sessão Ordinária teve a participação do vereador da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, que abordou o tema participação popular.

O orador defendeu que a participação popular é fundamental em toda democracia. Citou que a Constituição de 1988 apresenta os meios para que a população participe, por exemplo, por meio de audiências públicas, consultas em fóruns de discussões, conferências municipais e organizações da sociedade civil. “A participação popular em nosso país é muito pequena”, criticou Stival.

Outro exemplo dado pelo convidado foi a lei orgânica do município, que apresenta a possibilidade de participação popular por meio dos conselhos. “A partir do momento em que o povo participa, tudo se torna melhor e muito mais fácil de se viver. Quando nós deixamos de participar ocorrem administrações públicas não muito boas.”, disse Stival na Tribuna Livre.

“Nós, povo de uma cidade, de um país ou de onde quer que seja, devemos exercer aquilo que nós temos: o direito de participar diretamente da administração pública”, continuou o orador.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA