Extinção do SMTCA será discutida em audiência pública nesta quinta-feira

Visualize fotos

Está agendada para esta quinta-feira (28) a realização da audiência pública sobre o Projeto de Lei Complementar nº 28/2023, que propõe extinguir a autarquia do Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras (SMTCA) e criar a Secretaria Municipal de Transportes Públicos (SMTP). O evento ocorrerá no plenário “Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras, às 18 horas. Toda a população está convidada a participar.

É importante lembrar que, durante as sessões camarárias, vários vereadores reproduzem reclamações da população sobre os serviços do transporte público municipal. Com a audiência pública, a população tem a oportunidade de participar de modo ativo sobre as discussões do município.

Com a aprovação do projeto de lei, serão transferidas as atribuições, a estrutura, o patrimônio, os recursos financeiros e orçamentários da autarquia SMTCA ao município de Araras.

Também pelo projeto proposto, o quadro de cargos da autarquia SMTCA fica redistribuído ao município de Araras, mantidas as referências salariais e a jornada dos cargos de provimento efetivo, com exceção dos cargos expressamente extintos ou em extinção condicionada à vacância. A redistribuição não implica rescisão, exoneração, demissão, admissão, novo provimento, interrupção ou suspensão do contrato ou vínculo estatutário. Há também a previsão de criação de novos cargos.

Já os cargos em comissão e as funções de confiança do SMTCA ficarão extintos, com exceção do cargo de fiscal de operações, que será redistribuído.

No ofício encaminhado à presidência da Câmara Municipal de Araras consta uma longa explicação sobre a situação do SMTCA, de anos atrás até os dias atuais. Confira um trecho:

“Todavia, depende de autorização legislativa avaliar se é adequado para o Município a manutenção da execução dos serviços de transporte urbano pela administração indireta municipal ou se é o caso de incorporar a Autarquia, nos moldes e termos permitidos pelo ordenamento jurídico, objetivando sempre melhor atender ao interesse público. E caso contrário, definir a forma de financiamento do modelo atual para não incorrer em atos de improbidade administrativa mesmo que involuntariamente.”

 

Agenda:

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Projeto de Lei Complementar Nº 28/2023 – TCA

Data: Quinta-feira, 28/09

Horário: 18 horas

Local: Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”

Transmissão ao vivo: TV Câmara (canal 4 da Claro/NET) e internet (site, Facebook e YouTube da Câmara)

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA




Publicado em: 25/09/2023 16:04:13

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA