Escolas legislativas de Araras e Itapevi trocam experiências

A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da Câmara Municipal de Araras, visitou a Escola do Parlamento “Doutor Osmar de Souza”, da Câmara Municipal de Itapevi, na última sexta-feira (18). O objetivo do encontro foi trocar experiências sobre a operacionalização dessas duas escolas legislativas atuantes, bem como discutir processos de modernização para o oferecimento de cursos e eventos.

Representando a Câmara de Itapevi participaram da reunião o diretor-geral da Escola do Parlamento e procurador legislativo, Roberto Eduardo Lamari; o diretor executivo, Jadson Nunes; o diretor acadêmico e procurador, Rafael Augusto Sasaki Neves; o estagiário, Gabriel Caramez; e o analista de Pedagogia, Welliton José da Silva. Já representando a Câmara de Araras participaram a pedagoga legislativa, Caroline Mazon Gomes; o diretor de Comunicação e Relações Institucionais, Bruno Henrique Pinto; e a jornalista, Eliane Pessotto de Arruda. É importante destacar que Roberto Lamari é presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), da qual a Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” é filiada.

No encontro, foram abordados temas voltados ao desenvolvimento das escolas legislativas, como ideias sobre métodos de contratação de professores para os cursos; criação de cursos presenciais e on-line; projetos de cursos para vereadores mirins, jovens e da terceira idade; cursos para a evolução da carreira do servidor público; informatização do sistema da Escola Legislativa para disponibilizar certificados digitais; desenvolvimento de site para a Escola Legislativa; possibilidade de criação de programas permanentes para a Escola Legislativa, o que inclui projetos artísticos, fóruns para discussão de políticas públicas, entre outros projetos.

Em decorrência da parceria entre as duas Escolas, a pedagoga legislativa, Caroline Mazon Gomes, ministrará palestra na Câmara Municipal de Itapevi na manhã da próxima segunda-feira (28), com o tema “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”.

A Escola do Parlamento “Doutor Osmar de Souza”, da Câmara Municipal de Itapevi, atua há oito anos e conta hoje com 13 funcionários. “Nos inspira muito ver as experiências e realizações de tantos projetos da Escola do Parlamento de Itapevi. Eles começaram com apenas um funcionário e hoje estão com 13, porque houve investimento ao longo das gestões da Câmara. Nesse momento, nós aqui em Araras estamos iniciando nossos projetos e estamos apenas com um funcionário destinado exclusivamente à Escola. Temos nossas limitações, já que nossa Escola Legislativa foi reativada há apenas dois meses. Mesmo assim, estamos bem atuantes e convictos em nossos objetivos.”, destacou a pedagoga legislativa.

Para mais informações da Escola do Parlamento “Doutor Osmar de Souza”, da Câmara Municipal de Itapevi, acesse: https://www.camaraitapevi.sp.gov.br/escola/.

Publicado em: 21/08/2023 09:49:44

Publicado por: Bruno Henrique Pinto - Diretoria de Comunicação da CMA