A emoção tomou conta dos homenageados durante a cerimônia de entrega de diploma pelo Dia da Consciência Negra na última quarta-feira, dia 23 de novembro, no Plenário Bruno Moysés Batistela na Câmara Municipal de Araras, conforme Resolução Municipal nº 8 de 7 de dezembro de 2010.
O evento contou com a presença de um grande público na plateia e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no Youtube, Facebook e site da Câmara, onde o vídeo está disponível para visualização, clique aqui e assista na íntegra.
O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares dos santos presidiu a solenidade ao lado da vice-Presidente Mirian Vanessa Pires e da Secretária da Mesa Diretora, Ana Júlia Casagrande. Luan Assis de Gouveia, Secretário do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Araras, também esteve compondo a mesa da sessão solene. Os vereadores Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla, José Roberto Apolari, Regina Noêmia Geromel Corrochel e Marcelo de Oliveira participaram da homenagem.
Todos os homenageados se emocionaram ao receber o diploma e defenderam políticas públicas em prol da comunidade negra. O evento faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo, conforme Resolução nº 8 de 7 de dezembro de 2010, de autoria do ex-vereador Valdemir Gomes – Mami -, que também esteve prestigiando a solenidade, assim como o Pastor Elias de Oliveira, que foi vereador em Araras na 13ª legislatura, de 2001 a 2004.
O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares dos Santos prestou homenagem ao professor Élvio Aparecido Motta. A Vice-presidente da Câmara, a vereadora Mirian Vanessa Pires homenageou a senhora Izaura Maria da Silva. A Secretária da Mesa Diretora, vereadora Ana Júlia Casagrande fez a entrega do diploma ao senhor Luciano Borges da Silva, conhecido como Dj Buiu. A parlamentar, Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla entregou a comenda ao senhor Alexandre Daniel Martins de Lima, o vereador José Roberto Apolari homenageou a senhora Solange Aparecida Garcia e a vereadora Regina Noêmia Geromél Corrochel entregou a comenda ao senhor Wilson Donizeti Pereira.
No Brasil, o ‘Dia da Consciência Negra’ é celebrado sempre no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, personagem histórico, considerado o verdadeiro símbolo da resistência à escravidão no Brasil. Araras também faz parte desta história, afinal, foi a primeira cidade do estado de São Paulo a romper os grilhões de seus escravos, isso no dia 8 de abril de 1888, antes mesmo da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que ocorreu somente no mês seguinte daquele ano, no dia 13 de maio.
Publicado em: 24/11/2022 12:25:18
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA