Outubro Rosa: Público se emociona em palestra na Câmara com o tema “Resiliência diante do diagnóstico do câncer de mama”

Muitas pessoas não conseguiram esconder a emoção durante a palestra da Doutora Jaira Lopes Brandão Crepschi
Visualize fotos

O público lotou a plateia do Plenário “Bruno Moysés Batistela” na Câmara Municipal de Araras, na última terça-feira, dia 11 de outubro, para acompanhar a sessão solene sobre o “Outubro Rosa”. Muitas pessoas não conseguiram esconder a emoção durante a palestra da Professora Universitária, Doutora em Ciências Médicas e Enfermeira, Jaira Lopes Brandão Crepschi, que falou sobre o tema: “Resiliência diante do diagnóstico do câncer de mama”.

A Presidente da ALARA – Associação Laços Rosas de Araras -, Rosa Maria Scanavini discorreu sobre as ações da instituição e do acolhimento de pacientes portadoras de câncer de mama e ginecológico. O Grupo de Canto da Alara – Associação Laços Rosas de Araras – abrilhantou o evento com apresentação musical com a regência de Ednelson da Silva da Orquestra Pé de Moleque”.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares dos Santos, da Vice-Presidente, a vereadora Mirian Vanessa Pires, da Secretária da Mesa, a vereadora Ana Júlia Casagrande e da Vice-Prefeita de Araras, Anete Monteiro dos Santos Casagrande. Erika Joveta, que esteve representando a Secretária Municipal da Educação, Heleine Cristina Villas Bôas e Alex Foltran Fernandes que esteve representando o Secretário Municipal da Saúde, Alex Rogério Zaniboni.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, site, Facebook e Youtube, onde o vídeo segue disponível para visualização. Clique aqui para assistir

O que é o câncer de mama?

É uma doença que causa tumores nas mamas com a possibilidade de se espalhar para outros órgãos. Ocorre geralmente em mulheres em torno de 50 anos, apesar do aumento de casos também em mulheres jovens e em homens nos últimos anos.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento mais eficiente. Para se prevenir, visite anualmente o ginecologista e faça o autoexame uma vez por mês. O objetivo é conhecer as mamas e facilitar a percepção de qualquer alteração, como pequenos nódulos nas próprias mamas; axilas; saída de secreção; mudanças na cor da pele entre outras alterações.

 

 




Publicado em: 13/10/2022 16:20:11

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA