Câmara Jovem aprova projeto de acuidade visual nas escolas e creches e encaminha ao Executivo

Os vereadores jovens aprovaram durante a 2ª sessão ordinária, realizada na quarta-feira, dia 2 de maio, o projeto de Lei de autoria do presidente da atual legislatura, Igor Bonini Cardoso, que autoriza o Executivo Municipal a realizar testes de acuidade visual nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. Vale ressaltar que os projetos aprovados na Câmara Jovem são sempre encaminhados como sugestão ao Executivo ou Legislativo.

De acordo com o projeto enviado ao Executivo, os testes serão realizados nos alunos das escolas e creches municipais por profissionais especializados da área da saúde, por meio dos ambulatórios de oftalmologia das Unidades de Saúde do município com o objetivo de detectar uma possível deficiência visual no período escolar.

Caso algum aluno apresente alguma doença oftalmológica, a secretaria municipal da Saúde deverá iniciar o tratamento adequado com acompanhamento médico e confecção de óculos se houver necessidade.

O proponente do projeto, o vereador jovem Igor Bonini Cardoso, aluno da escola Cesário Coimbra, explica a importância da realização de exames oftalmológicos nos alunos. “Elaborei esse projeto com a intenção de contribuir com os colegas das escolas, estimativas mostram que cerca de 20% das crianças apresentam alguma disfunção visual e, mais grave ainda, 80% dos casos de maus resultados escolares tem ligação com problemas de visão. Portanto, é necessária a implantação de um programa de saúde ocular para os estudantes. A deficiência visual interfere consideravelmente no processo de aprendizagem do aluno”, justifica.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Publicado em: 11/06/2018 17:54:00