Câmara sedia eleição de delegados para Conferência Estadual da Saúde

A Câmara Municipal de Araras está sediando neste sábado a IV Conferência Municipal de Saúde, quando serão eleitos os delegados que vão representar o município na etapa estadual. Também será realizada a votação das propostas que nortearão o Plano Municipal de Saúde de 2012.
Ao total, foram sugeridas mais de 100 demandas durante as 15 pré-conferências, realizadas no município - algumas já estão em andamento na atual administração municipal, como o CAPS-AD, Saúde do Homem, informatização da Saúde e reforma de PSFs.
O resultado das discussões sobre cada subtema será apresentado na plenária final e votado pelos delegados de cada região do município, que foram eleitos nas pré-conferências. As propostas aprovadas também constarão em um documento final, que será encaminhado à 6ª Conferência Estadual de Saúde e à 14ª Conferência Nacional de Saúde, a serem realizadas no segundo semestre deste ano.
Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a abertura da conferência aconteceu na sexta-feira, no auditório do Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson.
Ainda sábado, acontece palestra ministrada por Maria Iracema Leonardi, chefe de gabinete do secretário de Estado da Saúde e ex-secretária municipal de Saúde de Araras.
Maria Iracema também é coordenadora de Saúde da região metropolitana de São Paulo, diretora do Hospital Pérola Byington e coordenadora de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde do Estado.

Programação da IV Conferência Municipal de Saúde para este sábado

A partir das 8h - Credenciamento dos (as) delegados (as)
8h30 - Abertura dos trabalhos com a Dra. Maria Iracema Leonardi – que é formada pela Escola Paulista de Medicina e atualmente ocupa o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde;
10h – Início dos grupos de discussão sobre temas do eixo da Conferência - “Acesso e Acolhimento com qualidade – Um desafio para o SUS”:
1 – “Política de Saúde na seguridade social”, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;
2 – “Participação da Comunidade e Controle Social”;
3 – “Gestão do SUS” (Financiamento; Pacto pela saúde e Relação Público x Privada; Gestão do Sistema, do trabalho e da Educação em saúde)

11h30 – Coffe Break;
12h - Inicio da plenária para aprovação das propostas que foram levantadas nas Pré-conferências e eleição dos delegados que representarão Araras na Conferência Estadual;
14h - Encerramento

FOTO
CRÉDITO: Renata Pinarelli/CMA
LEGENDA: Maria Iracema Leonardi, chefe de gabinete do secretário de Estado da Saúde e ex-secretária municipal de Saúde de Araras em palestra na manhã deste sábado, na Câmara Municipal