Zé Bedé defende implantação do Programa Zeladores de Praças

Com o objetivo de garantir a limpeza, manutenção e diminuir o vandalismo nas praças públicas, o vereador do PT, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) defende a implantação do Programa “Zeladores de Praças”.
Ele apresentou uma indicação na última semana pedindo para o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, que por meio das secretarias competentes estude a possibilidade de implantar este programa no município.
Na indicação, o vereador citou exemplos de experiências de outras cidades como São Paulo e Araçatuba, no interior do Estado, que já vem surtindo bons resultados.
Zé Bedé explicou que a Prefeitura tem encontrado dificuldades para garantir, principalmente em meses chuvosos, a manutenção das praças de nossa cidade e, inclusive, foi obrigada a terceirizar esse serviço, porque o Ministério Público também exigiu a extinção do programa Cidade Verde.
Para o vereador uma das alternativas para resolver esse problema é a implantação do Programa Zeladores de Praças. A proposta é de contratar pessoas desempregadas; capacitá-los em jardinagem com ênfase à manutenção de praças e áreas verdes para em seguida, alocá-los nas praças públicas, onde, com o acompanhamento da secretaria competente, os zeladores executarão os serviços de manutenção cotidiana das praças.
Além dos cuidados com a manutenção geral da praça, a presença do zelador ajudaria a inibir a deposição inadequada de resíduos e pode contribuir na orientação da população local sobre a importância de conservação do meio ambiente e adoção de boas práticas de convivência no espaço público.
A proposta também é que se desenvolva uma relação de confiança entre os zeladores, os moradores do entorno e os frequentadores da praça. Para incentivar essa relação, a seleção contemplaria beneficiários que residam próximo às praças onde irão trabalhar. Além disso, como o programa seleciona pessoas desempregadas, em geral, acima de 40 anos de idade e com baixa escolaridade, contribui para promover a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Cada zelador assinaria um contrato e receberia um auxílio mensal.
“Essa é uma idéia que pode ajudar o município. Como sempre falo em meus discursos, não temos que ficar apenas apontando os erros, mas ajudar a administração municipal encontrar soluções para os seus problemas”, disse o vereador.

Assessoria do vereador
Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé)
Vereador – PT
Gabinete do Vereador