Vereadores aprovam projeto que denomina de Dr. Nelson Salomé o CAEM

O projeto é de autoria da vereadora Magda Celidorio e o nome de Salomé já havia sido anunciado pelo prefeito para denominar a nova unidade

Por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto que denomina de “Dr. Nelson Salomé” o CAEM – Centro de Atendimento em Especialidades Médicas, que está sendo construído como unidade anexa ao Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”.

O projeto de denominação é de autoria da vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM), mas a intenção de dar o nome do ex-deputado Nelson Salomé a esta nova unidade de saúde foi recentemente anunciada pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, antes mesmo do início das obras. Faltava apenas o trâmite da propositura na Câmara, para atendimento das exigências legais e justificar a nomeação, cabendo à vereadora esta honra.

O CAEM disponibilizará 25 salas de atendimento, envolvendo todas as especialidades médicas, e oferecendo também exames de mamografia, ultrassom e raio-X. O valor da obra está orçado em R$ 875,4 mil. A proposta de denominação tem por objetivo prestar justa e merecida homenagem ao Dr. Nelson Salomé pela extensa e produtiva trajetória de relevantes contribuições àsociedade ararense.

O Dr. Nelson Salomé nasceu em Araras no dia 15/05/1931. Faleceu no dia 05 de dezembro de 2010, aos 79 anos de idade. A biografia do ilustre homenageado, a seguir, demonstra as qualidades e méritos desse médico e político, que em muito contribuiu para o desenvolvimento de Araras e bem-estar da população.

Biografia

O Dr. Nelson Salomé era filho de José Salomé e Luiza de Lima. Foi casado com Carmen Conceição Gonzaga Salomé, com quem teve os filhos Nelson (35 anos), Davi (33 anos) e Lucas (28 anos). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1959.

Dando início às suas atividades, residiu e trabalhou no Hospital São Luiz (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Araras), onde atuou até o final de 2009. O exercício da medicina trouxe o reconhecimento de pessoa benemérita, tendo em vista a grandiosidade do trabalho social que sempre realizou junto às famílias carentes de Araras e municípios da região. Na época em que não existia especialidade médica, Salomé atendia a todos. Os atendimentos aos munícipes no seu consultório chegavam a 100 pessoas por dia.

Ao longo de sua vida profissional, realizou cerca de 40 mil partos, uma referência sempre destacada pelo ex-governador Geraldo Alckmin, que o reverencia como “Mão Santa”. Teve uma grande atuação na política, tendo sido deputado estadual por três mandatos, nos períodos de março/91 a março/94,1997 a 1998 (suplência) e 1999 a 2002. Por três vezes elegeu-se vereador, sendo o terceiro mandato obtido nas eleições municipais de 2008, quando obteve 1.386 votos, estando licenciado do cargo, para tratar de problemas
relacionados à saúde, desde o dia da posse em 1º de janeiro de 2009.

O médico também exerceu o cargo de vice-prefeito de Araras por duasvezes e presidente da Câmara Municipal de Araras, no biênio de 1977 a 1978. Como deputado, Nelson Salomé foi membro das Comissões de Saúde e Higiene, Esporte e Turismo e Promoção Social. O trabalho do Dr. Nelson Salomé é bem mais amplo. Muitos dos projetos apresentados em âmbito estadual tornaram-se lei em âmbito federal. Salomé foi também secretário
municipal da Saúde e presidente do Rotary Club de Araras.

Texto: Duda Gonçalves
Foto: Arquivo CMA